>
Artigos
Dicas e cuidados para Calibração
Existem cuidados importantes ao operar os calibradores Branco, Preto e a checagem em Verde dos Colorímetros e Espectrofotômetros de reflectância.

A falta de observância de alguns destes itens ocasiona medições menos precisas e dificuldades de repetibilidade e reprodutibilidade das medidas.

A seguir listamos os principais cuidados:

1. Limpeza

Os calibradores de cerâmica Branco e Verde precisam ser limpos regularmente com uma flanela limpa e macia. Garanta que a superfície da cerâmica esteja sem marcas e/ou poeira.

O calibrador Preto pode ser desmontado conforme a figura. Tenha cuidado ao limpá-lo para não causar riscos no cone interno, utilize uma flanela limpa e macia.
 
Calibradores cerâmicos são limpos com flanela limpa e macia.
Calibrador cerâmico branco limpo, sem marcas ou sujeira.
Desmontagem do calibrador Preto, para limpeza do cone interno.
Limpeza do cone interno do calibrador Preto.
2. Encaixe

Garanta o encaixe do equipamento junto ao calibrador. Se estiver mal encaixado haverá inconsistência na calibração e afetará a precisão das medidas.
 
Encaixe do calibrador segurando equipamento com as mãos.
Encaixe do calibrador sobre uma mesa.
3. Abertura de medição

Ao trocar o disco da abertura de medição garanta o encaixe correto, até o limite do encaixe demarcado pelos triângulos. Configure o equipamento com a mesma abertura e faça uma nova calibração. Recomendamos sempre utilizar a maior abertura de medição possível.
Discos para configuração das aberturas de medição, 16mm, 13, 11, 8, 6 e 4mm(450G apenas).
Chave para montagem e desmontagem dos discos de abertura de medição.
• Verde: Disco fixado.
• Vermelho: Disco solto.
• Branco: Referência da posição do disco.
O disco de abertura configurado no equipamento pode ser conferido no topo do display, neste caso 16mm. Para equipamentos sem display utilize o Software i7 em Configurações -> Instrumento.
4. Temperatura ambiente

A calibração no Branco e Preto é realizada, entre outros motivos, para equalizar o equipamento em virtude de mudanças na temperatura ambiente. Por isto recomendamos sempre calibrá-lo no início de cada turno de forma sistemática, ou antes de uma medição importante por exemplo. Sendo o ideal operar o equipamento em uma sala com ambiente controlado em 25°C.
A primeira e única fabricante nacional de colorímetros e espectrofotômetros de reflectância e transmitância.
© 2011 Delta Color | Todos os direitos reservados.