Conclusão: A diferença estre estes instrumentos está no fato do espectrofotômetro medir a curva espectral e o colorímetro captura diretamente as informações pelos filtros triestímulos Azul, Verde e Vermelho. Ambos os instrumentos medem as coordenadas XYZ as quais são utilizadas para calcular as coordenadas CIE L*a*b* utilizadas amplamente pelos instrumentos que medem a cor.
Para aplicações de controle de qualidade de cor, muito utilizadas na indústria em geral, um colorímetro pode ser o suficiente e dará uma ótima resposta. Ou seja, mede-se um padrão de cor e as amostras produzidos e verifica-se os deltas da medição, a fim de saber se estão de acordo com a tolerância definida para o padrão de cor.
Para aplicações que necessitam da curva espectral, ou de algum índice específico ou o controle de metameria, então o espectrofotômetro é a solução ideal. Além disto os resultados medidos pelo espectro são valores absolutos, ou seja, podem ser comparados com os resultados medidos entre espectrofotômetros de outros fabricantes, desde que tenham a mesma geometria óptica e as mesmas configurações colorimétricas.
A Delta Color possui ambos os instrumentos, os quais são nacionais e equivalentes ou superiores aos equipamentos importados. Por ser nacional o preços dos instrumentos da Delta Color são de aproximadamente 50% de um equipamento importado equivalente.