>
Artigos
Iluminantes e Observadores
A luz visível é uma estreita faixa de energia do espectro eletromagnético, sendo apenas uma pequena parte desse todo.

O espectro eletromagnético inclui desde os raios cósmicos até a energia elétrica, passando pelos raios gama, raios X, ultravioleta, infravermelho, microondas e ondas de TV e rádio.

Existem vários tipos de fontes luminosas encontrados comumente em nosso dia-a-dia, tais como o Sol, lâmpadas incandescentes e tubos fluorescentes, que nada mais são do que a soma de radiações de diferentes comprimentos de onda. A luz pode ser decomposta por meio de monocromadores, tais como prismas, filtros de interferência ou redes de difração, resultando em luzes monocromáticas.
Desse modo, todas as luzes podem ser decompostas e  a radiação pode ser medida a cada  comprimento de onda, resultando em uma curva de distribuição do poder espectral da fonte luminosa dentro do espectro visível. Com um prisma é possível separar a luz conforme o seu comprimento de onda. A quantificação da luz é, portanto, uma tarefa simples, sendo a sua padronização o aspecto mais importante.
Uma organização internacional conhecida como CIE (sigla das palavras francesas Commission Internacionale L'Eclairage) padronizou várias amostras de luz e publicou como resultado uma tabela, contendo os valores correspondentes às curvas de distribuição do poder espectral referente aos iluminantes padronizados.

Iluminantes x Fontes de luz

Uma fonte de luz é um objeto físico capaz de emitir luz, como uma lâmpada, por exemplo, enquanto que um iluminante é um conjunto de números padrões que pode ou não representar exatamente uma fonte de luz física.

Tipos de Iluminantes



Luz solar: A série D de iluminantes (D50, D55, D65, D75) é construída para representar a luz natural do dia. Disponível em diferentes temperaturas de cores, desde 5.000K (D50) a 7.500K (D75).

Incandescente: Típica lâmpada doméstica, de filamento de tunsgstênio, lâmpada incandescente, chamada de Iluminante A.

Fluorescente:  A série F de iluminantes (F2, F7 e F11 ou TL84) representa vários tipos de iluminação com lâmpadas fluorescentes.
Observadores

Existem dois tipos de observador padrão sendo 2°, criado em 1931, e 10° criado em 1964. Basicamente diferenciam-se pelo tamanho do campo de visão. O mais utilizado é o observador de 10°, o qual é também mais próximo a percepção visual.
A primeira e única fabricante nacional de colorímetros e espectrofotômetros de reflectância e transmitância.
© 2011 Delta Color | Todos os direitos reservados.