Artigos
Comparar resultados entre instrumentos
O Controle de Qualidade de Cor de um produto pode envolver fornecedores e clientes e a comparação de resultados entre instrumentos deve ser feita seguindo uma série de itens que devem ser observados para garantir a concordância de resultados.
1. Geometria óptica

Os instrumentos para medição de cores possuem uma configuração interna chamada de Geometria Óptica a qual segue uma padronização sobre a localização e ângulo de posicionamento da fonte de luz, dos sensores e demais detalhes referentes a captação da luz pelo instrumento.

As configurações disponíveis são a geometria 45/0° e as geometrias esféricas que são chamadas de d/8° e d/0°, mais informações em: Artigo: Geometrias Ópticas.

Como o ângulo e a disposição dos componentes de iluminação e captação de luz mudam a cada configuração de Geometria Óptica então o resultado da medição de cor também é diferente, ou seja, o resultado medido em coordenadas CIE L*a*b* será diferente entre instrumentos com Geometrias Óptica diferente.
2. Iluminante e Observador

A especificação de qual iluminante e observador será utilizado no Controle de Qualidade de Cor é fundamental para que exista concordância nos resultados entre diferentes equipamentos.

O Iluminante define o tipo de iluminação e o observador o tamanho do campo de visão. São informações que alteram por completo o resultado da medição e, por isso devem ser configurados da mesma forma entre resultados a serem comparados.

A configuração mais usual é o iluminante/observador D65/10°. Mais informações no artigo sobre Iluminantes/Observadores.
3. Fórmula de Diferença de Cor

Existem diversas fórmulas que se propõe a calcular a diferença entre duas cores, expressando o valor pelo ΔE. Como são fórmulas diferentes, também possuem o resultado final diferente e por isso é importante utilizar a mesma fórmula ou espaço de cor entre dois instrumentos que estão sendo comparados. A seguir alguns exemplos:

• CIE 1976
• CIE 1994
• CIE 2000
• CMC

Na figura pode-se ter uma ideia da diferença da região de tolerância nas fórmulas CMC e CIE 1976.
4. Procedimentos

Definir e padronizar todos os procedimento de medição desde a preparação da amostra e todos os itens que podem influenciar alguma mudança de cor na mesma, como o ângulo e local de medição e a temperatura da amostra, por exemplo. Leia o artigo sobre as Boas Práticas para a Medição de Cores para mais informações.

O maior índice de inconsistência no resultado da comparação entre medições por equipamentos diferentes está neste item, ou seja, cliente e fornecedor ou entre departamentos de uma mesma fábrica podem estar utilizando procedimentos diferentes e obtém resultados diferentes.
5. Manutenção e calibração

Deve-se ter especial atenção a manutenção do instrumento e a calibração pré-programadas para manter a precisão da medição e confiabilidade do processo.

De igual forma ter um cuidado especial com o instrumento e calibradores removendo poeira e outros resíduos de modo que não influencie na próxima medição.
6. Reprodutibilidade

A comparação de resultados entre dois modelos do mesmo fabricante normalmente garante um resultado melhor do que entre fabricantes diferentes. A especificação quanto a Reprodutibilidade entre instrumentos informa uma noção ao usuário sobre o quão próxima serão duas medidas entre instrumentos diferentes.

Deve-se considerar que instrumentos do tipo Espectrofotômetro medem a cor de forma absoluta de forma que podem ser comparados os valores CIE L*a*b* e os Deltas (Δ) da medição. Já os instrumentos do tipo Colorímetro operam de forma relativa, podendo ser comparados apenas os valores dos Deltas (Δ) da medição entre equipamentos diferentes.
Se ainda assim os resultados da comparação forem inconsistentes pode ser que os instrumentos utilizados não são os ideais para a sua aplicação em específico. É importante saber quais são os atributos relevantes para controle em seu produto e se o instrumento em questão pode medir este atributo de forma correta.
A primeira e única fabricante nacional de colorímetros e espectrofotômetros para medição de cor por reflexão.
© 2011 Delta Color | Todos os direitos reservados.